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Atributos
capacidade de personagem
capacidade de personagem
Em Nurinem, os atributos formam a espinha dorsal que molda as capacidades e fraquezas dos heróis. Compostos por Força, Destreza, Constituição, Sabedoria, Carisma e Resiliência, esses seis pilares fundamentais conferem profundidade e nuances às ações dos personagens. A variação desses atributos de -5 a 5 reflete a diversidade e a singularidade dos indivíduos.
Os atributos desempenham um papel vital nas ações dos personagens, influenciando as chances de sucesso ou fracasso em missões e combates. Ao realizar uma ação que envolve um desses atributos, o jogador lança 2 dados d12 e soma ou subtrai o valor do atributo correspondente. Essa soma determina o resultado final da ação.
• Exemplo: Se um personagem com Destreza +3 tentar realizar uma acrobacia, ele lançará 2 dados d12 e somará 3 ao resultado final.
Na criação da ficha os jogadores devem distribuir entre seus atributos os valores: +2, +1, +1, -1, -1, -2. Os valores devem ser distribuídos da forma que o jogador quiser, e ele depois começa a receber mais pontos de atributo para serem distribuídos a vontade. Exemplo de distribuição de atributos na ficha:
Os atributos desempenham um papel vital nas ações dos personagens, influenciando as chances de sucesso ou fracasso em missões e combates. Ao realizar uma ação que envolve um desses atributos, o jogador lança 2 dados d12 e soma ou subtrai o valor do atributo correspondente. Essa soma determina o resultado final da ação.
• Exemplo: Se um personagem com Destreza +3 tentar realizar uma acrobacia, ele lançará 2 dados d12 e somará 3 ao resultado final.
Na criação da ficha os jogadores devem distribuir entre seus atributos os valores: +2, +1, +1, -1, -1, -2. Os valores devem ser distribuídos da forma que o jogador quiser, e ele depois começa a receber mais pontos de atributo para serem distribuídos a vontade. Exemplo de distribuição de atributos na ficha:
• ATRIBUTOS •
- FOR: +1
- DES: +1
- CON: +2
- SAB: -1
- CAR: -2
- RES: -1
Os Atributos
• Força (FOR): Representa a potência física e a capacidade de aplicar força bruta. Variação de -5 (muito fraco) a 5 (extremamente forte).
• Destreza (DES): Reflete a agilidade, coordenação motora e velocidade. Variação de -5 (muito desajeitado) a 5 (muito ágil).
• Constituição (CON): Indica a resistência física, saúde e vigor. Variação de -5 (frágil) a 5 (robusto).
• Sabedoria (SAB): Representa a intuição, percepção e discernimento. Variação de -5 (desinformado) a 5 (muito sábio).
• Carisma (CAR): Reflete a presença, persuasão e habilidade social. Variação de -5 (desagradável) a 5 (muito carismático).
• Resiliência (RES): Indica a capacidade de lidar com pressão, resistir a efeitos adversos e manter-se firme. Variação de -5 (muito vulnerável) a 5 (altamente resiliente).
• Pontos de Vida (PV): Representam a resistência do personagem antes da morte. Calculado por: PV = 15 + (6*Nível) + (CON*2 + RES)
• Pontos de Espírito (PE): Indicam a capacidade do personagem de se esforçar tanto fisicamente quanto mentalmente. Calculado por: PE = 15 + (6*Nível) + (DES + SAB*2).
Classe de Defesa
CD, ou Classe de Defesa, é uma métrica que representa a dificuldade de acertar um personagem em combate. Quanto maior a CD, mais difícil é atingir o personagem. A CD é frequentemente calculada com base em atributos como destreza, constituição e equipamento de defesa, refletindo a habilidade do personagem em evitar ataques ou resistir a eles.
• Classe de Defesa (CD): Indica a dificuldade de atingir ou causar dano ao personagem, considerando resistência, defesa ou esquiva. Calculada somando o bônus de Constituição ou Destreza (dependendo do equipamento) com os bônus pertinentes e magias do personagem. O equipamento usado dará a CD do personagem. Se não estiver usando nenhum tipo de armadura, a CD padrão do personagem é calculado por: 6 + (DES*2).
Melhorar Os Atributos
Ao subir de nível, os personagens ganham a oportunidade de aprimorar suas características físicas e mentais, moldando-se em resposta aos desafios que enfrentam. A cada marco de nível (3, 6, 9 e 12), os exploradores recebem bônus para distribuir em seus atributos. Essa concessão representa não apenas um reflexo do treinamento e experiência adquiridos, mas também o amadurecimento natural que vem com as batalhas enfrentadas.
• Nível 3: +3 Pontos.
• Nível 6: +5 Pontos.
• Nível 9: +3 Ponto.
• Nível 12: +5 Pontos.
É importante ressaltar que, nenhum atributo pode ter um valor maior ou menor que +5 ou -5 nele. Bônus ou ônus de Descendência não afetam esse valor, permitindo que o atributo chegue a +6 ou mesmo -6. A ideia geral desse sistema é que nenhum personagem do fórum seja bom em tudo. Se você é um grande mago, dificilmente vai precisar de força, e nesse caso, abrir mão de força para ganhar mais sabedoria pode ser beneficial, assim como o contrário.
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