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Nurinemprimeiro contatoNas páginas amareladas de um antigo diário, encontram-se as notas de Afonso Mattos, um mago intrépido e estudioso de origem lusitana, que registrou sua jornada pela ilha perdida no vasto oceano Pacífico Sul.
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A primavera em Nurinem é uma época encantadora, marcada por uma explosão de cores e aromas que tornam a ilha em um espetáculo natural. Com temperaturas amenas, a média durante essa estação geralmente varia entre 12°C e 21°C, proporcionando um clima agradável e convidativo.
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Perícias Empty Perícias {Qua Dez 27, 2023 4:48 pm}

Perícias
capacidades pessoais
O sistema de perícias em Nurinem adiciona uma camada de singularidade aos personagens, destacando-se do sistema convencional de classes presentes em RPGs fantásticos. Essa abordagem permite que cada jogador defina as capacidades distintas de seu personagem, proporcionando uma experiência personalizada.

Cada explorador é agraciado com capacidades excepcionais, conhecidas como perícias, que ultrapassam as limitações comuns. Estas perícias representam a expertise única de um personagem em diversas áreas. Com o passar dos níveis, os exploradores têm a chance de adquirir novas, adaptando seus talentos conforme suas jornadas e preferências.

Cada personagem começa com um total de quatro perícias para escolher dentre a lista no fim deste tópico. A partir disso, à cada dois níveis alcançados o jogador pode escolher mais uma perícia para acrescentar a sua ficha (Nível 2, 4, 6 e etc). Ao atingir o Nível 6, assim como o Nível 12, o jogador pode escolher duas perícias, ao invés de uma, ao fim totalizando 12 perícias.

Ao adquirir uma perícia, o personagem passa a não ter Desvantagem quando tentar realizar o que quer que esteja tentando fazer. Alguém que tente se esgueirar sem a perícia Furtividade, vai sofrer Desvantagem nos dados, assim como tentar intimidade alguém sem a perícia de Intimidação.

Tipo de Perícia


As perícias em Nurinem estão divididas em cinco categorias distintas, oferecendo uma ampla variedade de opções para personalizar a ficha do personagem. Estas categorias são:

• Perícias Sociais: Habilidades voltadas para interações diretas com outros personagens, como intimidação, persuasão, diplomacia, e outras. Facilitam a resolução de situações diversas sem recorrer à violência.

• Perícias Atléticas: Envolvem habilidades atléticas que o personagem pode empregar, como equitação, furtividade, escalada, equilíbrio, natação, entre outras. Contribuem não apenas em combate, mas também em fugas e navegação por terrenos difíceis.

• Perícias de Sobrevivência: Englobam habilidades de coleta, como buscar ervas e caça, além de questões cruciais para a sobrevivência, como navegação, rastreamento e lidar com armadilhas.

• Perícias Acadêmicas: Relacionadas a conhecimentos acadêmicos, abrangendo áreas como história, geografia, mitologia, linguística, entre outros. Refletem os estudos do personagem em disciplinas específicas.

• Perícias Artísticas: Incluem habilidades criativas, como pintura, poesia, escrita, dança, e também aspectos ligados à fabricação e criação de itens, como alquimia, forja e encantamento.

Atléticas


• Furtividade: Habilidade de se mover silenciosamente e passar despercebido. +2 de bônus em desafios de furtividade.

• Acrobacia: Capacidade de realizar acrobacias complexas, como saltos mortais, piruetas e movimentos graciosos. +2 de bônus em desafios de movimentos, como pular de uma plataforma para outra.

• Equilíbrio: Aptidão para manter o equilíbrio em situações desafiadoras, como troncos estreitos ou superfícies instáveis. +2 de bônus em desafios de equilíbrio, como atravessar plataformas estreitas.

• Equitação: Habilidade de montar e controlar animais, especialmente cavalos. +2 de bônus em desafios de equilíbrio e movimento quando montado em um animal ou criatura.

• Escalada: Competência em subir superfícies verticais ou íngremes, como paredes ou rochas. +2 de bônus em desafios de escalada e para evitar quedas.

• Natação: Aptidão para se mover eficientemente na água, incluindo nadar contra correntezas e mergulhar. Anula os desafios de afogamento.

• Saltos de Longa Distância: Habilidade de realizar saltos longos e precisos, tanto horizontal quanto verticalmente. +2 de bônus em desafios de saltos e ações físicas para cobrir distâncias.

• Reflexos: Capacidade de reagir rapidamente a estímulos e se esquivar de ataques. +2 de bônus em desafios ligados a ataques de oportunidade, tanto para resistir, quanto para atacar.

• Truques de Mão: Habilidade do personagem em abrir fechaduras, desarmar armadilhas ou pegar algo do bolso de alguém. +2 de bônus em desafios de destreza com os dedos, seja lá onde e como você queira usar eles.

Sobrevivência


• Orientação: Capacidade de se orientar em ambientes desconhecidos, utilizando mapas, astrolábio ou observação das estrelas. Desde que em campo aberto, personagem consegue se localizar por meios naturais.

• Percepção: Representa a capacidade do personagem de notar detalhes, detectar ameaças e interpretar sinais no ambiente ao seu redor. +2 de bônus em desafios de percepção, não confundir com intuição.

• Trato com Animais: Habilidade do personagem em interagir e se comunicar efetivamente com animais selvagens. +2 de bônus em desafios de lidar com criaturas ou animais selvagens.

• Armadilhas: Conhecimento e habilidade para criar e detectar armadilhas, bem como preparar emboscadas. +2 de bônus em desafios para reconhecer, armar e desarmar armadilhas.

• Coleta de Plantas: Aptidão para identificar plantas comestíveis, ervas medicinais, e saber como coletá-las. +2 de bônus em dados de colheita, tanto para plantações, como em natureza.

• Caça: Conhecimento não apenas de caça, mas também do processamento dos produtos da caça, como tirar o couro e lidar com a carne. +2 de bônus em dados de caça, seja para animais de cativeiro ou criaturas selvagens.

• Rastreamento: Competência em seguir rastros deixados por criaturas ou personagens, tanto em ambientes naturais quanto urbanos. +2 de bônus em desafios de reconhecimento de pegadas e rastros, e também para ocultar os próprios rastros.

• Primeiros Socorros: Conhecimento prático de técnicas de primeiros socorros utilizando recursos naturais ou um kit médico. Reconhece plantas naturais que podem ajudar nos primeiros socorros, e recebe uma bonificação de +2 em dados ligados a cura, de si mesmo e de outros.

• Previsão do Clima: Capacidade de prever mudanças climáticas com base em sinais naturais, como padrões de nuvens ou direção do vento. Consegue prever o clima das próximas 24 horas.

Sociais


• Persuasão: Capacidade de influenciar e convencer outros através do discurso e argumentação. +2 de bônus em desafios de persuasão e convencimento.

• Intimidação: Habilidade em usar presença imponente e táticas de intimidação para controlar ou influenciar outros. +2 de bônus em desafios de intimidação e ao tentar amedrontar algo, ou alguém.

• Blefe: Aptidão para enganar e induzir outros a acreditar em informações falsas. +2 de bônus em desafios onde tenta passar algo falso como verdade. Não confundir com persuasão.

• Sedução: Habilidade em cativar e atrair outros através de charme e apelo sexual. +2 de bônus em desafios de sedução, também serve para reconhecer sinais de atração de um outro.

• Negociação: Competência em conduzir negociações eficazes, obtendo vantagens em acordos comerciais e diplomáticos. +2 de bônus em desafios de tentativas de negociação, conseguindo descontos melhores, e vender seus itens por um valor mais caro (1/3 a mais ou a menos do valor, sempre a favor do jogador).

• Etiqueta: Conhecimento e habilidade em seguir as convenções sociais e comportar-se adequadamente em diferentes contextos. +2 de bônus em desafios de compostura em situações sociais de alto estresse, ou para resistir aos avanços de alguém.

• Intuição: Habilidade de observar sinais sutis e comportamentos para compreender as intenções e motivações dos outros. +2 de bônus em desafios de perceber as intenções e se o outro esta sendo sincero ou não. Não confundir com percepção.

Artísticas


• Pintura e Desenho: Habilidade em criar obras visuais usando tintas, lápis ou outros meios artísticos.

• Poesia e Escrita Criativa: Aptidão para expressar ideias e emoções de forma poética ou narrativa.

• Dança: Competência em expressar sentimentos e contar histórias através de movimentos corporais ritmados.

• Instrumentos de Corda: Habilidade em tocar instrumentos de corda, como violão, violino, harpa, e outros.

• Instrumentos de Sopro: Competência em tocar instrumentos de sopro, como flauta, clarinete, trompete, e outros.

• Instrumentos de Percussão: Habilidade em tocar instrumentos de percussão, como tambores, congas, xilofones, e outros.

• Canto: Aptidão para expressar-se através da voz, seja cantando solo ou em coro.

• Escultura: Capacidade de criar formas tridimensionais a partir de diversos materiais.

• Forja: Competência em trabalhar metais para criar armas, armaduras e outros objetos.

• Alquimia: Conhecimento e habilidade em combinar ingredientes para criar poções e compostos alquímicos.

• Tecelagem e Costura: Habilidade em criar tecidos e peças de roupa através de tecelagem e costura.

• Culinária: Aptidão para preparar refeições deliciosas e inventivas.

• Arte Performática: Competência em performances artísticas ao vivo, como teatro e apresentações públicas.

Acadêmicas


• Arquitetura: Habilidade em projetar e criar estruturas arquitetônicas.

• Escrita Técnica: Capacidade de criar manuais, documentos técnicos ou instruções claras.

• História: Conhecimento detalhado de eventos passados, culturas antigas e figuras históricas.

• Geografia: Competência em entender a topografia, climas e características geográficas de diversas regiões.

• Geologia: Competência em estudar a formação de rochas, movimentos tectônicos e a compreensão dos recursos minerais e geológicos.

• Mitologia: Habilidade em compreender mitos, lendas e religiões, tanto antigas quanto contemporâneas.

• Linguística: Conhecimento profundo de línguas, dialetos e estruturas linguísticas. Pode incluir a capacidade de decifrar idiomas desconhecidos.

• Ciências Naturais: Compreensão avançada de disciplinas como biologia, botânica, zoologia e ecologia.

• Ciências Arcanas: Competência em assuntos mágicos e arcanos, incluindo rituais, encantamentos e teorias místicas.

• Matemática e Lógica: Habilidade em resolver problemas matemáticos complexos e aplicar a lógica em diversas situações.

• Medicina e Herbologia: Conhecimento de anatomia, fisiologia e práticas médicas, incluindo o uso de ervas para fins medicinais.

• Runas e Símbolos Antigos: Habilidade em entender e interpretar runas, símbolos arcanos e escritas antigas.

• Astronomia: Conhecimento sobre corpos celestes, estudo de constelações, movimentos planetários e interpretação de eventos astronômicos.

• Arqueologia: Estudo de culturas passadas através da análise de artefatos e ruínas.

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